Salsicha e chucrute todos os dias...??? - Amar es combatir, y el amor es compartir

Salsicha e chucrute todos os dias...???




CLÁSSICOS DA CULINÁRIA ALEMÃ

Salsicha e chucrute todos os dias




Pode até ser verdade para alguns, mas ao contrário do que se costuma pensar, nem todos os alemães comem salsicha e chucrute diariamente. Trata-se de um prato popular, comido fora ou em casa, e é um dos produtos culturais alemães mais exportados para o resto do mundo. Mas o cardápio do país é muito mais amplo...





Salsicha e chucrute todos os dias

Salsicha e chucrute

Pode até ser verdade para alguns, mas ao contrário do que se costuma pensar, nem todos os alemães comem salsicha e chucrute diariamente. Trata-se de um prato popular, comido fora ou em casa, e é um dos produtos culturais alemães mais exportados para o resto do mundo. Mas o cardápio do país é muito mais amplo.
























 Iguaria do norte

Iguaria do norte

Outro prato alemão conhecido mundo afora é o Rollmops – arenques enrolados. O melhor lugar para saboreá-los é Hamburgo, sentado no porto e observando os navios passarem. Os alemães comem arenque de muitas outras maneiras, como a versão cremosa com cebolas e maçãs, chamada Sahneherring.
























Estrela dos anos 1980

Estrela dos anos 1980

Ná década de 1980, quando a banda de pop eletrônico Depeche Mode gravou três álbuns em Berlim, o tecladista Andy Fletcher apaixonou-se pela chamada Toast Hawaii. Trata-se de pão torrado com uma fatia de abacaxi, presunto e queijo derretido. Fletcher descobriu a receita na cantina dos estúdios Hansa e passou a comê-la todos os dias. Vinte anos depois, batizou sua gravadora em homenagem ao prato.

























O pesadelo dos vegetarianos

O pesadelo dos vegetarianos

A culinária vegetariana existe na Alemanha, mas ainda é difícil encontrar um prato sem carne no país. Frequentemente ela está escondida. Esses rolinhos de repolho com purê de batatas podem parecer não ter carne, mas são recheados com ela! Isso não acontece apenas com esse prato – não é raro visitantes da Alemanha serem surpreendidos por pedaços de bacon salpicados sobre uma salada "vegetariana".


























Fartas porções

Fartas porções

Não importa se a escolha for Käsespätzle – tipo de massa com queijo, especialidade do sul –, Schweinhaxe (joelho de porco) ou Sauerbraten, da região do Reno. É quase impossível passar fome na Alemanha. As refeições costumam ser o que os alemães chamam de "deftig" (substanciosas). A culinária alemã é o oposto da "haute cuisine" francesa, servida em pratos enormes com quase nada sobre eles.

























Curry com um toque alemão

Curry com um toque alemão

Pode até parecer um pouco exagerado, mas o mais próximo que a culinária alemã chega da fusão multicultural é a Currywurst mit Pommes – salsicha com curry e batatas fritas. Os alemães adoram comer uma Currywurst na rua, quando estão com pressa. O quitute levemente apimentado tornou-se mania nacional.
























Frutas vermelhas

Frutas vermelhas

Rote Grütze é outro clássico do norte da Alemanha. A compota, originalmente feita de groselhas vermelhas e pretas e framboesas, hoje também é servida com morangos e cerejas. Pode ser comida como um prato principal doce ou como sobremesa. Geralmente Rote Grütze é servida com calda ou sorvete de baunilha para balancear o gosto azedo.

























Floresta Negra

Floresta Negra

O bolo Floresta Negra (Schwarzwälder Torte) é famoso mundo afora. A receita clássica é composta de camadas de bolo de chocolate, chantilly, cerejas e um toque de brandy de cereja. A combinação perfeita para comer no café da tarde.























Abendbrot para o jantar

Abendbrot para o jantar

Os hábitos alimentares dos alemães mudaram muito nas últimas duas décadas – com jornadas de trabalho estendidas e pessoas sempre mais ocupadas. Cada vez menos alemães conseguem almoçar em casa uma refeição quente, como faziam antes, e, depois, comer apenas um pedaço de pão com presunto ou queijo no jantar – o chamado Abendbrot. O lanche da noite está virando coisa do passado.

























Reprodução do original em: © 2012 Deutsche Welle



Lisbon - IWinter/2012



uno Gitano









Música, imagens arte, montagem e diagramação - ZeM
 

uno Gitano™ - Todos os direitos reservados.